Uso de Estimulação Auricular Transcutânea do Nervo Vago (taVNS) e Acupuntura Escalpeana Analisado por Termografia na Neuralgia do Trigêmeo

Relato de Caso

  • Izumi Kurata Programa de Pós-graduação em Termologia e Termografia Médica, Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Objetivo: Apresentar um caso de neuralgia trigeminal idiopática tratada por meio de acupuntura escalpeana e estimulação auricular transcutânea do nervo vago, documentado por meio  de termografia infravermelha. Método: Foram realizadas capturas de imagens térmicas antes e imediatamente após a acupuntura escalpeana e estimulação auricular transcutânea do nervo vago. Foram realizadas duas sessões de acupuntura escalpeana de Yamamoto, com duração de 30 minutos, intervalo de 6 dias entre as sessões, concomitante à estimulação auricular transcutânea do nervo vago na concha cimba de ambas as orelhas, durante 20 minutos. As imagens foram analisadas no software VisionFy. Resultados: Após duas sessões de acupuntura escalpeana e taVNS houve controle da dor. A termografia mostrou-se útil na identificação das áreas com assimetria térmica, permitindo monitorar o tratamento de forma rápida e não invasiva. Conclusão: A acupuntura escalpeana associada à taVNS proporcionou controle rápido da dor nociceptiva e neuropática e foi analisado que a termografia é uma ferramenta útil na avaliação e identificação das áreas patológicas por meio das assimetrias térmicas de modo rápido, preciso e não invasivo.

Publicado
Jul 12, 2023
Como Citar
KURATA, Izumi. Uso de Estimulação Auricular Transcutânea do Nervo Vago (taVNS) e Acupuntura Escalpeana Analisado por Termografia na Neuralgia do Trigêmeo. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 10, p. 003, jul. 2023. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://www.abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/116>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/pajmt.2023.10.003.
Seção
Relato de Caso