Termografia por diversos outros profissionais que não médicos

 

  • O uso da termografia ou termometria cutânea por diversos outros profissionais que não médicos é permitido, porém não deve ultrapassar os limites de atuação estabelecidos por seus conselhos de classe e não infringir a atuação médica ou odontológica que consistem no diagnóstico de doenças que acomete o ser humano em geral ou no campo da odontologia. O diagnóstico nosológico é caracterizado pela identificação de no mínimo 2 (dois) dos seguintes critérios que causam interrupção, cessação ou distúrbio da função do corpo, sistema ou órgão:

    1. agente etiológico reconhecido
    2. grupo identificável de sinais ou sintomas
    3. alterações anatômicas ou psicopatológicas

    Existem diagnósticos termográficos que podem ser realizados por outros profissionais da saúde. Esses diagnósticos não são nosológicos, não identificam doenças, e sim avaliam anormalidades e capacidades funcionais, cinesiofuncionais, psicofisiológicas, metabólicas e nutricionais relativas a atuação da fisioterapia, fisiologia, psicologia, nutrição e demais áreas concernentes da saúde por meio da quantificação seriada das alterações térmicas, graficamente ou por tabelas. Tais profissionais atuam na identificação de fenômenos fisiológicos e seu monitoramento, mas sem o compromisso diagnóstico de doença(s) que acomete o ser humano. Se assim o fizerem estarão se responsabilizando legalmente pelo risco de erro diagnóstico e exercício ilegal da Medicina. Recomenda-se que estes pacientes sejam encaminhados já com diagnóstico nosológico estabelecido para continuidade da avaliação por outros profissionais de saúde que não são médicos, evitando-se assim diagnósticos tardios de doenças mais sérias e prejuízos a saúde dos pacientes.

    A termografia ou termometria é regulamentada em código específico da Associação Médica Brasileira e na tabela da Comissão Brasileira de Honorários e Procedimentos Médicos, portanto o profissional que não é médico não pode emitir laudo diagnóstico nosológico termográfico, como por exemplo de lesões esportivas ou de tumores de mama. Além do que, o diagnóstico nosológico termográfico geralmente está relacionado a uma avaliação clínica e semiológica termoguiada realizada durante o exame.