Se não for realizado por profissionais médicos habilitados, o exame diagnóstico de termografia pode trazer graves complicações.

 

  • Pacientes tem sido atraídos por baixos preços e são surpreendidos por um laudo diagnóstico inferior ao que foi oferecido no anúncio ou por falsas promessas de prevenção de doenças como câncer de mama ou lesões do esporte.

    É vedado ao médico: Art. 112- Divulgar informação sobre o assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.

    Como se trata de um exame novo em nosso meio, muita gente não sabe que a termografia/termometria com finalidade diagnóstica deveria ser realizado apenas por médicos. Os médicos termologistas, assim chamados os especialistas nesta área, passam por um longo período de especialização para realizar avaliação e laudos termográficos. As pessoas precisam entender que as alterações térmicas, metabólicas, microcirculatórias e neurovegetativas do corpo humano podem revelar sérias doenças e portanto devem ser avaliadas com quem realmente entende do assunto.

    Tanto um alarme falso quanto o não reconhecimento de anomalias, mesmo quando ainda em fase assintomática, podem trazer sérias consequências. Desde o medo infundado até a realização de outros procedimentos diagnósticos ou terapêuticos desnecessários, que não são isentos de risco.

    Descaso no atendimento, prestação de serviços de baixa qualidade, resultados incorretos ou despercebidos são alguns casos que estão revoltando pacientes em certos lugares. E o número de clínicas que estão sofrendo processos cresce.

    Então, fica o alerta para as pessoas interessadas e que precisam de um exame diagnóstico por termografia infravermelha sério e de qualidade: não busquem por baixos preços, mas por profissionais habilitados e qualificados. Desconfie de ofertas ou pacotes.

    No Brasil, os termologistas são oficialmente representados pela Associação Brasileira de Termologia Médica – ABRATERM – e pela comissão de Termografia Pericial da Associação Brasileira de Medicina Legal.

    Muitos se esquecem de checar as credenciais do profissional e do local do atendimento. Evite problemas, o primeiro passo é buscar sempre um Termologista associado a ABRATERM. Ele é o profissional certificado para avaliar sua saúde como ela merece. Dúvidas: abraterm@abraterm.com.br

     

    Obs.: O uso da termografia para fins não diagnósticos, como pesquisa ou monitoramento de lesões e disfunções, e doenças já previamente diagnosticadas, quando realizado por outros profissionais não se enquadram aqui neste texto.